Seguidores

RSS

ELIMINE A "BARRIGUINHA"


Exercícios e dieta

A região abdominal é responsável pelo acúmulo de grande parte da reserva de gordura do organismo, de modo que você pode até ter músculos abdominais fortes e tonificados, mas que não aparecem por estarem cobertos pela capa de gordura.
Para eliminar esta gordura localizada é necessário, portanto, aliar uma dieta alimentar a exercícios aeróbicos e abdominais, que serão responsáveis pela hipertrofia e definição muscular.
O tempo necessário para perder a gordura varia de acordo com fatores genéticos, histórico de atividades físicas, freqüência dos exercícios, dieta alimentar e a quantidade de tecido adiposo.
O treino de abdome, com exercícios localizados, deve ser feito pelo menos três vezes por semana e os exercícios aeróbios que devem ser feitos de cinco a seis vezes por semana, de 40 a 50 minutos.
O treino aeróbio deve combinar pelo menos duas atividades, dentre corrida, natação, bicicleta, caminhada e spinning. A intensidade deve ser alternada, com ritmo mais forte seguido de um mais fraco, em períodos de 2 a 3 minutos cada.

Quanto aos exercícios abdominais, seguem algumas dicas:

- Não execute o exercício com as pernas estendidas, senão você estará forçando sua coluna lombar, o que poderá causar uma lesão séria;
- Mantenha os seus pés livres. Não os prenda, do contrário corre-se os mesmos riscos;
- Não coloque a mão na nuca para não forçar as articulações e músculos cervicais;
- Apenas uma pequena levantada da cabeça é suficiente para trabalhar os músculos.

Lembre-se que a prática incorreta de exercícios pode trazer severos danos a saúde. O recomendável é sempre procurar um profissional experimentado para orientá-lo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MANTENDO A BOA FORMA



  • Beba muita água diariamente, pelo menos uns 2 litros. E inclua um copo bem generoso antes de cada refeição.
  • Coma para matar a fome e não para compensar necessidades emocionais. Truquezinho: sempre que pegar algo pra comer se pergunte por que está comendo este troço. Fome ou stress? Só coloque pra dentro se cair no primeiro caso, oras.
  • Não pule o café da manhã e nem refeição nenhuma for that matter. As refeições e em especial o café da manhã existem para dar aquele boost na energia e não permitirem que o seu corpo entre na nóia do módulo morto-de-fome.
  • Fixe hora certa para comer as 3 refeições diárias e dois snacks (frutas e/ou algo saudável) entre elas.
  • Quando bater aquela vontade de comer algo deliciosamente proibitivo, conte de um até a idade que tem. Se depois ainda estiver com vontade, bom você o fará ciente da resolução tomada e não será algo impulsivo sem pensar. Pelo menos isso.
  • Quando sucumbir aos apelos apetitosos de algum petisco tarde da noite por exemplo, não fique se culpando e nem se ache o pior dos piores na face da terra, pois isso acontece com todos e não adianta pra nada. Instead, deal with it. Saia do esquema, sem exageros e logo a seguir volte para a sua rotina saudável. Um ou outro arroubo eventual não vai detonar a boa forma de ninguém.
  • Não seja um prostrado, mexa-se sempre. Use as escadas ao invés do elevador, vá dar um passeio no parque ou na praia só pra ver a paisagem, enfim vá se divertir a pé, dude.
  • Quando a vontade de comer algo gostoso bater, tente “adressá-la” com uma fruta ao invés de alimentos processados, como biscoitinhos etc e tal. Se precisar de algo doce ou achocolatado, experimente derreter um pedacinho de chocolate meio-amargo no microondas e molhe a sua frutinha nele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CUIDADO COM O EXCESSO DE FRUTAS


Que as frutas fazem bem à saúde, isso todo mundo já sabe. Mas não se engane achando que as frutas, por serem naturais, podem ser consumidas sem restrições.As frutas são alimentos saudáveis, ricas em fibras, vitaminas e minerais, responsáveis em nos dar energia e regularizar nosso organismo, podendo ser ingerida na forma de sucos, vitaminas, saladas e in natura.

Porém, se forem consumidas excesso, elas podem engordar, pois contêm frutose — um tipo de açúcar natural. O suco de laranja, por exemplo, tem a mesma quantidade de calorias de um refrigerante.As frutas secas e oleaginosas também fazem bem ao organismo, mas precisam ser ingeridas de forma controlada. Ameixa seca, damasco, passas e tâmaras, por exemplo, são ricas em açúcar, embora tenham vitaminas e sais minerais. Já castanhas, nozes e avelãs possuem altos índices de gordura. Uma colher de sopa de passas tem a mesma quantidade de calorias de uma banana. Confira algumas frutas muito e pouco calóricas:

Frutas mais calóricas

Coco
Açaí
Abacate
Uva
Abacaxi
Manga

Frutas menos calóricas

Acerola
Mamão
Morango
Melancia
Maracujá
Maçã

Portanto, se o seu objetivo é manter uma boa, não adianta uma dieta cheia de alimentos saudáveis mas em grandes doses.

Qual a quantidade ideal de frutas para ser consumida?

Devemos ingerir em média de 2 a 4 porções de frutas por dia, cada porção equivale mais ou menos a uma fruta média ( 1 maçã, 1 banana, 1 laranja, etc..), ou uma xícara pequena de frutas picadas. Nunca se esqueça de procurar a ajuda de um profissional especializado para equilibrar a dieta de acordo com as suas necessidades específicas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CUIDANDO DO CORPO


8 dicas para ter o corpo que você sempre quis.

Com pequenos cuidados e algumas mudanças você consegue ter o corpo dos seus sonhos.

1. Controle a gula

Evitar os excessos de frituras, gorduras e doces é fundamental para manter a linha. Que tal substituí-los por alimentos ricos em proteínas, como frango grelhado, peixe, além dos legumes e vegetais?


2. Disciplina é preciso!

Ela é muito importante para alcançar seu objetivo. Fazer uma atividade física três vezes por semana, com uma hora de duração (no mínimo) é o que recomenda o Personal Trainer Marcelo da Cruz Ferreira. Mudanças freqüentes diminuem os benefícios de qualquer programa de exercícios.

3. Vá com calma

É errado pensar que quanto mais sedentário, mais pesados devem ser os exercícios. Ao contrário. O ideal é começar com treinamento apropriado para sua necessidade e sempre com o acompanhamento de um educador físico bem qualificado. Se esses cuidados não são tomados, fica fácil conquistar lesões musculares, nas articulações e na coluna.

4. Freqüência da alimentação

Invista na alimentação correta. Deve-se fazer no mínimo três refeições diárias e nos intervalos comer uma fruta, uma barra de cereal, um lanche natural ou tomar uma vitamina. Mas lembre-se: a alimentação deve ser compatível com o gasto calórico do dia. Na dúvida, consultar um nutricionista pode ser uma boa opção.

5. Esqueça o jejum

É um mito aquela história de que em jejum se queima mais calorias. Para se exercitar, o corpo precisa de combustível, que vem da alimentação. Se você come mal, se exercita mal e pode comprometer sua saúde.

6. Descansar é preciso

É durante o descanso que a musculatura se fortalece. Não respeitar essa recomendação pode causar uma "pane" no organismo.

7. Não ao overtraining

Excesso de exercício físico pode levar à falta de rendimento. Por isso, obedecer as recomendações de um profissional é fundamental para não entrar nessa furada.

8. Diversifique os exercícios

Ao realizar sempre a mesma seqüência de exercícios seu corpo não se sente mais desafiado. Resultado: seu nível de condicionamento continua fixo. Por isso, varie seus treinos. Você pode optar por correr na segunda, pedalar na terça e assim por diante.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS